Câmara de Vereadores promove Sessão Solene em homenagem ao nascimento de Getúlio Vargas
Na manhã desta sexta-feira (19), a Câmara de Vereadores, em conformidade com o artigo 80 do Regimento Interno da Casa Legislativa e com a Lei Municipal de nº 4777/2013, promoveu Sessão Solene em homenagem aos 141 anos de nascimento do Ex-Presidente Getúlio Vargas. Na solenidade, compuseram a Mesa, o Presidente da Câmara, vereador Jefferson Olea Homrich (PRD), o Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de São Borja, Laerte Kramer Pacheco, o Assessor de Gabinete do Prefeito Eduardo Bonotto, Ibaro Rodrigues e a Secretária de Educação do Município, Maria de Lourdes Balbueno Roxo.
PUBLICADO EM 25/04/2024 - 12:06

Na manhã desta sexta-feira (19), a Câmara de Vereadores, em conformidade com o artigo 80 do Regimento Interno da Casa Legislativa e com a Lei Municipal de nº 4777/2013, promoveu Sessão Solene em homenagem aos 141 anos de nascimento do Ex-Presidente Getúlio Vargas. Na solenidade, compuseram a Mesa, o Presidente da Câmara, vereador Jefferson Olea Homrich (PRD), o Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de São Borja, Laerte Kramer Pacheco,  o Assessor de Gabinete do Prefeito Eduardo Bonotto, Ibaro Rodrigues e a Secretária de Educação do Município, Maria de Lourdes Balbueno Roxo. 

Estiveram presentes, o vereador Edson Damião (PP), o vereador Junior (PDT), a vereadora Lins Robalo (PT), o vereador Tiago Cadó (PDT) e o vereador Valério Cassafuz (PDT) representado pela Chefe de Gabinete.

O Presidente da Câmara, vereador Jefferson, chamou a atenção para a importância do termo que destaca Getúlio como Promotor Público do RS.  “Um fato peculiar, um recorte de uma sentença que ele deu no início da sua carreira. Estivemos participando da  entrega do Termo de Posse de Getúlio Vargas como Promotor Público do Estado do Rio Grande do Sul, que passou a fazer parte do acervo do Museu Getúlio Vargas. Buscamos resgatar a história, os passos e a caminhada de Getúlio em toda a sua vida”, detalhou. 

O Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de São Borja, Laerte Pacheco, pontuou em sua fala a importância do Ex-Presidente para o Ministério Público Brasileiro. Na oportunidade, Laerte falou sobre o período, no qual Getúlio foi Promotor de Justiça em Porto Alegre. O Promotor ressaltou que, na época em que Vargas atuou no cargo, estabeleceu conceitos nunca antes abordados sobre o perfil do Ministério Público dentro do cenário público, que até então era um órgão dependente do Poder Executivo. “Getúlio Vargas, na minha visão, ajudou a criar o Ministério Público que nós temos hoje”, destacou.

A Vereadora suplente do PDT e indicada pela Bancada, Daisy da Silva, fez o uso da palavra em homenagem ao nascimento do Ex-Presidente Getúlio Vargas. “Getúlio foi Deputado, Governador, Ministro da Fazenda e Presidente, teve em seu currículo vasta experiência de vida pública, sendo um dos presidentes mais conhecidos e reconhecidos tanto nacional como internacionalmente, o período em que o governou foi de grande crescimento para o Brasil foi tão marcante que recebeu seu próprio nome”, disse. 

Em nome da bancada dos Progressistas, o Vereador Edson Damião (PP) ressaltou a importância de Getúlio na política brasileira e São-borjense. “Relembrava sobre a importância do Getúlio Vargas no cenário. Inclusive do Ministério Público, através das mãos do Doutor Alexandre Sikinowski Saltz, Procurador do Ministério Público, recebemos o diploma de Getúlio Vargas como promotor Público, destacando a importância desse homem”, afirmou. 

O Assessor de Gabinete do Prefeito, Íbaro Rodrigues, ressaltou sobre a importância política de São Borja no cenário político nacional, falando sobre os “vultos” históricos que os políticos nascidos aqui deixaram na história brasileira. Ainda falou sobre as obras da cidade de São Borja que homenageiam o Ex-Presidente e destacou a importância dessa representatividade em nossa cidade.  

Participaram da solenidade, o Presidente do SIMUSB, Alberi Dias, o Diretor de Trânsito, Armando Kunzler, a Diretora da Secretaria de Desenvolvimento, Daiane Cardozo, as atendentes do Museu Getúlio Vargas, Clenir Carvalho e Dalvanir Lago, o representante do administrativo do Hospital Ivan Goulart, Alessandro Molinos, a Diretora da Secretaria de Cultura, Maria de Lourdes, a Professora, Kátia Nardes, da Escola Técnica Olavo Bilac, como público externo de São Borja, a senhora Rosangela  de Caçapava, Elenice de Itaara, Jairo de São Vicente do Sul, o vereador e ex-presidente da Câmara de Caçapava, José Vargas Dias e o jornalista de São Paulo Eduardo Prestes.