Na última semana, o vereador Elvio Feltrin (Progressistas), acolhendo o apelo da comunidade tradicionalista, enviou uma indicação ao Poder Executivo Municipal, solicitando o planejamento e construção de um monumento alusivo ao título são-borjense de “Capital Gaúcha do Fandango”, conferido ao município no ano de 2018. De acordo com o documento encaminhado ao prefeito, a sugestão é que o monumento seja instalado na rótula de acesso da cidade, entre as vias Leonel Brizola, Bernardo de Melo e Cabo Pedroso.
A titulação é resultado da sanção da Lei Estadual nº 15.093 de 2018, que reconhece a expressividade das manifestações da cultura tradicionalista e dos bailes fandangueiros de São Borja. Nesse sentido, de acordo com o parlamentar, a proposta de construir o monumento vai ao encontro de representar o amor e o carinho do município aos costumes gaúchos, através da simbologia do “Casal Fandangueiro”.
A proposição ressalta ainda, que a cidade de São Borja possui várias vertentes culturais e artísticas. Entretanto, mesmo após ser considerada a Capital Gaúcha do Fandango, o município ainda não tem uma representatividade artística e cultural manifestada em algo “concreto e visível a todos que moram ou visitam São Borja”, destaca Elvio Feltrin.
Por fim, a indicação também pretende colaborar com os esforços que vêm sendo feitos com o intuito de aliar cultura e turismo. “O turismo local já tem se mostrado uma fonte econômica importante para os são-borjenses, porque as Semanas Farroupilhas de São Borja mobilizam um ecossistema de negócios bastante expressivo”, conclui Feltrin.
Fonte: Assessoria parlamentar.