Na Sessão Plenária Ordinária desta semana, o vereador Elvio Feltrin (Progressistas) fez alusão ao Dia do Turista, comemorado no último domingo, 13, e explanou sobre a importância do município se preparar para a retomada econômica, a partir do estímulo de iniciativas ligadas ao turismo local. Através de três indicações e um Projeto de Lei (PL) criados em seus mandatos, o parlamentar acredita que o incentivo político é uma das maneiras de agregar possibilidades práticas e reais para que o turismo se fortaleça e gere trabalho e renda para os munícipes.
Um exemplo é o PL proposto pelo vereador e sancionado pelo deputado Lucas Redecker, em novembro de 2017, que nominou São Borja como a “Capital Gaúcha do Fandango”. De acordo com o parlamentar, já no primeiro ano de nominação, a Semana Farroupilha do município teve aproximadamente 1.000 turistas. “Muitas pessoas acreditam que é apenas um título, mas, na verdade, é muito mais que isso, é oportunidade de trabalho para músicos, professores de invernadas, costureiras, lojas de tecido e armarinho, guardadores de carro, motoristas de transporte por aplicativo, hotéis, restaurantes, e uma série de outros profissionais”, destaca Feltrin.
Além do Projeto de Lei sancionado, em 2019, o vereador fez uma indicação ao Executivo Municipal, aprovando o acréscimo de um inciso na Lei 5.274/2017, para a utilização de QR Code nos pontos turísticos da cidade. Segundo Feltrin, “aliar tecnologia e autonomia às visitações contribui para a dinâmica de um projeto cultural e turístico atrativo para o município”. Também em 2019, o parlamentar fez uma indicação que se tornou Lei Estadual: a inclusão do “Festival Ronda de São Pedro” no calendário de eventos oficiais do estado. O PL 406/2019, apresentado pelo deputado Mateus Wesp, foi votado e aprovado pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Já no mês de maio de 2021, o vereador explanou sobre a indicação e anteprojeto de lei protocolados na Câmara de Vereadores com a finalidade de criar o programa “Turismo Pedagógico”, o qual tem como objetivo, proporcionar atividades extraclasse para os alunos da rede de ensino público municipal. De acordo com Feltrin, é necessário promover o acesso dos estudantes ao patrimônio e acervo cultural, artístico e turístico da cidade. “Acredito que incentivar vivências que dizem respeito à história dos são-borjenses fará com que os alunos e, consequentemente, suas famílias, reconheçam as riquezas e contribuam para a divulgação de nossa cidade. Esse ponto soma-se às demais proposições que visam a atração de turistas para o nosso município, bem como a geração de trabalho, renda e desenvolvimento para todos”, finaliza o vereador.
Fonte: Assessoria parlamentar.