Câmara de Vereadores promove Sessão Solene de entrega de Medalha Tiradentes
Nesta quinta-feira (25), a Câmara de Vereadores realizou a Sessão Solene para a entrega da Medalha Tiradentes. A honraria, de acordo com o Decreto nº 003 de 2013, é uma condecoração aos profissionais da segurança pública que residem em São Borja e se destacaram na cidade por heroísmo e bravura.
PUBLICADO EM 26/04/2024 - 12:51

Na solenidade, compuseram a Mesa, o Presidente da Câmara, vereador Jefferson Olea Homrich (PRD), o Prefeito Eduardo Bonotto, representado pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eugênio Dutra,  o Tenente Coronel de Cavalaria João Francisco de Holleben Bicca, o Delegado da Polícia Federal de São Borja Leonardo Longen, a Defensora Pública Natália Wild Sarasol, a Delegada titular da 1ª Delegacia de Polícia Elisandra Mattoso Batista, o Inspetor Chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal Everton Luís Canterle e o Coronel do 2º Batalhão de área de Fronteira da Brigada de São Borja Helio Soares dos Santos Junior. Estiveram presentes o Vereador Edson Damião (PP), o Vereador Lindolfo Hardt (PP) e o Vereador José Luiz representado pela assessora parlamentar.

Ao todo, na solenidade foram homenageados 12 profissionais. Sendo eles: o indicado pelo 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado, o 2º Sgt Músico Edinei Dornelles Lima, o indicado pela 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada – Companhia Souza Docca, o 1º Sargento de Engenharia Paulo Ivan Rolim de Moura Filho, o o indicado pela Coudelaria e Campo de Instrução de Rincão, o 1º Sgt. Carlos Alberto Ribeiro de Oliveira, o indicado pela Polícia Federal em São Borja, o Agente de Polícia Federal Rodrigo Lyrio Neves, o indicado pela Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de São Borja, Policial Rodoviário Federal Valmor Zago Filho, o o indicado pelo 2º Grupo de Policiamento Militar Ambiental da Brigada Militar, o Soldado Fabio Camini, o indicado pela 2º BPAF da Brigada Militar, o 1º SGT QPM1 Isaac Carmo Cardozo, o indicado pela 3ª Cia BM do 11º Batalhão de Bombeiro Militar, o 2º Sgt Marcos Aurélio Longoni Andrade, o indicado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil, o Inspetor de Polícia Elton Miranda Chaves, a indicada pela Delegacia de Pronto Atendimento, a Escrivã de Polícia Taís Hemann da Rosa, o indicado pelo Presídio Estadual de São Borja (SUSEPE), Rafael dos Santos Sarasol, a indiciada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Adriana Rodrigues Soares Ferreira.

O Presidente da Câmara, vereador Jefferson, ressaltou a importância desses profissionais na comunidade. “Esta Casa cumpre com seu papel, cumprindo com o regimento interno, reconhecendo o trabalho dedicado das forças de segurança do nosso município”, disse Jefferson.

Representando a bancada do Partido Progressistas, o vereador Edson Damião (PP), destacou a importância dos profissionais da segurança para São Borja. “Parabéns ao trabalho e ao mérito que vocês realizam, falando da proteção do bem mais importante: a vida”, ressalta Damião.

Representando os homenageados da solenidade, o Policial Rodoviário Federal Valmor Zago Filho, chamou a atenção para o incentivo que a solenidade traz aos profissionais presentes para continuar exercendo seus trabalhos com maestria. “Essa homenagem não é só minha, mas de todos os colegas, policiais e de todas as nossas instituições”, disse Valmor.

O Secretário Eugênio Dutra, em representação ao Poder Executivo, parabenizou os homenageados e enalteceu a profissão que protege, diariamente, o município de São Borja.

Na solenidade, estiveram presentes autoridades militares, a Diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Daiane Cardoso, o diretor da Secretaria de Trânsito Armando Kunzler, Liliam Leão Braga do Sindicato dos Produtores Rurais, o agente da autoridade de trânsito, Rodrigo Santiago Dias, o agente de trânsito, Antônio Rohd e a imprensa local.