Presidente da Câmara e parlamentares Progressistas participam de discussões a respeito da implantação da primeira Escola Cívico-Militar em São Borja
presidente-da-camara-e-parlamentares-progressistas-participam-de-discussoes-a-respeito-da-implantacao-da-primeira-escola-civico-militar-em-sao-borja
PUBLICADO EM 18/06/2021 - 13:26

Na tarde desta quinta-feira, 17 de junho, o presidente da Câmara de Vereadores de São Borja, José Luiz Rodrigues Machado (Progressistas), esteve presente na apresentação realizada pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL), com relação ao funcionamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (ECM). Zucco é autor do Projeto de Lei (PL), aprovado na Assembleia Legislativa e que agora é Lei, a qual define o modo com que se dará a criação de tais instituições educacionais.

 

O evento aconteceu no auditório da Sociedade Espírita Ferreira de Moraes, em conformidade com todos os protocolos em prevenção à Covid-19. Na ocasião também se fizeram presentes os vereadores, Elvio Feltrin (Progressistas), Edson Damião de Melo Ribas (Progressistas), Roni Martins (Progressistas) e Lindolfo Hardt (Progressistas).

 

Além disso, a explanação do deputado Zucco contou com a presença de autoridades e empresários de São Borja e dos municípios da Fronteira Oeste do Estado, representantes do Hospital Ivan Goulart (HIG), da Acisb, Sindilojas, CDL, dentre outras instituições representativas. 

 

Assim, logo após a apresentação, os participantes se deslocaram até a Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF Duque de Caxias no bairro Itacherê, instituição de ensino que será contemplada em São Borja com o modelo de Escola Cívico-Militar. Para tanto, existe uma parceria com Estado no que tange a disponibilização de Policiais Militares e Bombeiros para exercerem atividades de monitoria e iniciativa privada por meio do empresário são-borjense, Celso Rigo, ele que irá auxiliar na estrutura inicial do projeto.

 

Conforme o deputado Zucco, as Escolas Cívico-Militares possuem como objetivo ensinar os valores cívicos e o exercício da cidadania aos estudantes, além de questões relacionadas à organização e disciplina, em que militares aposentados poderão atuar em apoio ao programa, entretanto, não terão a responsabilidade da criação das grades curriculares educacionais, essas que serão estabelecidas pelos professores de cada escola.

 

Menciona-se ainda, que existe a previsão de que outros municípios da Fronteira Oeste também adotem o mencionado modelo educacional. Neste sentido, o presidente da Casa Legislativa, José Luiz, e os demais parlamentares presentes destacaram a importância desse programa no auxílio à educação municipal.