De autoria do Vereador Lindolfo Hardt (Progressistas), foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de São Borja, o Projeto de Lei 077/2021, que dispõe sobre a criação do Banco de Materiais Ortopédicos no Município de São Borja”, local onde as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social terão a oportunidade de serem atendidas, em caso de necessidade, com materiais regulamentados pela mencionada Lei.
Conforme o conteúdo exposto no projeto, o banco será composto por materiais ortopédicos novos e usados, doados pela própria comunidade para uso dos casos encaminhados através do SUS - Sistema Único de Saúde. Diante disso, Lindolfo Hardt ressalta que frequentemente recebe em seu gabinete solicitações de empréstimos desses produtos, como por exemplo, cadeiras de rodas, andadores e muletas. Entretanto, diz que, por muitas vezes acaba sem conseguir atender esse tipo de pedido em virtude da falta de um banco desses materiais em São Borja.
Neste sentido, o parlamentar observa que a Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo recebimento, armazenamento, organização e concessão gratuita de produtos ortopédicos pelo tempo necessário do paciente, ou seja, o processo funcionará enquanto um empréstimo.
“Queremos que a população mais carente também tenha acesso a materiais ortopédicos, e ainda, dar utilidade aos equipamentos que às vezes estão em desuso nas casas dos munícipes e, desta forma, poderão ser úteis para muitas pessoas da nossa comunidade", finaliza Lindolfo.
Fonte: Assessoria Parlamentar.