Na última semana, o Presidente do Poder Legislativo Municipal, José Luiz Rodrigues Machado (Progressistas), esteve realizando uma visita institucional no Departamento de Vigilância em Saúde, setor correspondente à Secretaria Municipal de Saúde, no intuito de verificar como está se dando o atendimento no atual contexto de pandemia, bem como, demonstrar apoio aos profissionais atuantes na linha de frente contra a Covid-19.
Na ocasião, José Luiz esteve em reunião com a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Manoella Malgarin, momento em que buscou se informar sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus realizadas pela unidade. Neste sentido, Manoella explicou ao Presidente da Casa Legislativa que, atualmente, o município pode estar enfrentando uma nova onda da Covid-19, em que existe a possibilidade de que já estejam circulando novas variantes do vírus em São Borja como nos demais municípios do interior do Estado. Conforme ela, “esse fato é constatado com base no quadro clínico dos pacientes, os sintomas e as evoluções mais rápidas”.
Além do exposto, a Coordenadora da Vigilância em Saúde ressaltou que, semanalmente, a unidade realiza ações de fiscalizações em relação a Covid-19 e que, nas últimas semanas houve uma redução na curva de avanço do vírus, fato que se deve às restrições instituídas pela Bandeira Preta, fiscalização e conscientização da população.
Na visita, José Luiz também acompanhou as ações realizadas pelos profissionais de saúde do Departamento e conheceu a nova sala do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul - CIEVS/RS, programa que visa detectar, verificar, avaliar, investigar e monitorar informações epidemiológicas de doenças, agravos ou Eventos de Saúde Pública, e, se necessário, comunicar e responder oportunamente às Emergências de Saúde Pública instaladas, com envolvimento multisetorial caso a situação extrapole a capacidade de resposta do setor saúde.
Isso posto, o Presidente do Poder Legislativo Municipal, José Luiz Rodrigues Machado, enfatizou a importância deste centro de operações especiais de vigilância em saúde, pois o mesmo é oriundo de um projeto realizado a nível nacional e que São Borja foi contemplada.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegação entendemos que você concorda com nossa política de privacidade e cookies.