Na manhã desta terça-feira, 6 de abril, a Comissão Especial composta pelos Vereadores titulares, Tiago Cadó (PDT), Roni Martins (Progressistas) e Jefferson Olea Homrich (PTB), estiveram em reunião com o Governador do Rotary Club Distrito 4660, Rui Faccin, para tratar dos processos que envolvem o fim da concessão da Ponte Internacional da Integração, que liga o trajeto São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina.
Os parlamentares da referida Comissão Temporária Especial para acompanhar a situação que envolve o fim da concessão à Mercovia do Centro Unificado de Fronteira e a Ponte da Integração, ressaltaram, na ocasião, a preocupação e a insegurança dos trabalhadores são-borjenses que exercem ocupações na empresa quanto a manutenção de suas atividades, essas que garantem o sustento de cerca de 1500 munícipes, conforme informações apresentadas. Assim, o Presidente da Comissão, Tiago Cadó (PDT), expressou sua inquietação com a diminuição das vagas de empregos disponíveis no município contrastando com o número de trabalhadores que ficarão inativos caso este término aconteça.
Deste mesmo modo, o Vice-presidente da Comissão, Roni Martins (Progressistas) destaca, por sua vez, que sua luta inicial é pela preservação do vigente contrato e, também demonstra sua preocupação com os trabalhadores que poderão perder seus empregos, pois conforme o mesmo, este número chegará a aproximadamente 500 colaboradores que perderão sua fonte de renda.
Já o Relator da Comissão Especial, Jefferson Olea Homrich (PTB), manifesta que possui pressa para uma sinalização imediata do Governo Brasileiro e do Governo Argentino para a prorrogação desta concessão e, posteriormente, a abertura do processo de uma nova licitação, garantindo assim o emprego de vários são-borjenses.
Comprometido em auxiliar a Comissão Especial nestas questões de interesse dos munícipes, o Governador Distrital do Rotary Club, Rui Faccin, se predispôs a enviar um documento ao Rotary Club de Santo Tomé/Argentina, solicitando auxílio, uma vez que existe trabalhadores argentinos no local, pois na visão de Rui, as duas cidades precisam estar juntas nessa pauta e, entende que a Ponte Internacional da Integração está sendo um espelho para o mundo todo por seu modelo integrado, que foi o primeiro no país e, é o grande diferencial no que tange à capitalização de transportadoras no comércio exterior, fazendo de São Borja o cruzador de cerca de 26% de todo o fluxo de mercadorias na relação Brasil/Argentina.