A Câmara de Vereadores e o Conselho Tutelar começaram, nesta segunda-feira (18/06), uma campanha de combate à violência e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa consiste em ampliar a divulgação e informações sobre o tema.
A ideia inicial consiste em veicular vídeos informativos pela página do Facebook da Câmara, em que os conselheiros tutelares passam informações como número de casos, formas de denunciar e qual é a realidade local.
No primeiro vídeo, participaram os conselheiros tutelares Fabiano Dornelles e Fátima Gabriel que falaram sobre a data do dia 18 de maio. “Em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, a menina Araceli, com apenas 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000, legislação que completou 20 anos” - explicou Fátima.
Fabiano Dornelles trouxe dados algumas dados de violência e abuso no município recebidos pelo Conselho Tutelar. “Este ano recebemos 10 denúncias, no ano passado fechamos com 28 casos de abuso sexual e 30 de exploração sexual”. O conselheiro deu os contatos para fazer denúncias por meio do Conselho Tutelar 3431-7921, Disque 100 e Brigada Militar.
Por: LUCAS ARISTELO MARTINS CARVALHO