Na sexta-feira (21/06), data que marca os 20 anos de falecimento do Ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola, a Câmara de Vereadores de São Borja realizou a Sessão Solene em homenagem ao político. A solenidade está prevista conforme o Art. 80 do Regimento Interno da Casa Legislativa e Lei Municipal nº 4.777 de 2013.
Compuseram a Mesa de trabalhadores da solenidade, o Presidente da Câmara, vereador Jefferson Olea Homrich (PRD), o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o Inspetor Chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Everton Luís Canterle, o Presidente Nacional do INSS, Alessandro Stefanutto, o Presidente do PDT no Rio Grande do Sul, Romildo Bolzan, o Presidente do PDT de São Borja, Nairo Carmo, o Deputado Estadual, Eduardo Loureiro, os Deputados Federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos e, o orador convidado para a solenidade, o advogado, pesquisador e escritor, Iberê Teixeira. Prestigiaram a Sessão Solene o vereador Tiago Cadó (PDT) e o vereador Júnior (PDT).
O Presidente da Câmara, vereador Jefferson Olea Homrich, em nome da Casa Legislativa de São Borja, agradeceu a presença de todos na solenidade em homenagem ao ex-governador Leonel de Moura Brizola, na data que marca os 20 anos de falecimento.
Estiveram presentes na solenidade, o Diretor-Presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, José Scorsatto, o coordenador da Agência SINE São Borja, Matteus Bronzoni, o Presidente do Sindicato Rural, Thomaz Olea, o Secretário Nacional de “Movimento da Cultura Darcy Ribeiro”, Lauri Bernardes, o diretor de Trabalho, emprego e renda do Rio Grande do Sul, Gustavo Ryden, representando o Secretário de Estado de Trabalho, Gilmar Sossella, o Deputado Estadual, Airton Artus, representado pelo assessor parlamentar Douglas Neumann, a Deputada Estadual, Stela Farias, representada pelo chefe de gabinete, Tiano Caduri, Deputado Estadual, Luiz Marenco, representado pelo assessor João Henrique Cela, a diretoria do PDT, a Vice-Presidente Estadual da Juventude, Tabata Bertolo, o Presidente do Movimento da Juventude de Porto Alegre, Felipe Briance, o membro da diretoria da Juventude, Gabriel Dalben, a Presidente da Juventude de São Borja, Fernanda Weirich, o Presidente do Partido dos Trabalhadores, Renê Ribeiro, o Presidente do Partido Verde, Jairo Pinheiro de Souza, o Vice-prefeito de Garruchos, Carlinhos Cardinal e o Prefeito de São Sepé João Luiz Vargas, ex-vereador Paulo Ibairro, ex-vereador Celso Lopes e ex-vereador Sérgio Guimarães, a vereadora suplente do PDT, Daisy da Silva, o Patrão do CTG Revivendo a Tradição, Rodnei Caetano, a imprensa local e a comunidade.
Na solenidade, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ressaltou o orgulho de contar com um político único como Brizola foi. “Estamos referenciando a nossa origem. É aos poucos que se vai construindo o futuro de uma sociedade”, disse.
Em nome da bancada do Partido Democrático Trabalhista, o vereador Tiago Cadó destacou a importância de Brizola para São Borja. “Muitos falarão das virtudes e lutas do Ex-governador Leonel de Moura Brizola, na data que rememoramos os 20 anos da sua partida para o outro plano. No ano de 2004, quando Brizola partiu, São Borja voltou a ser referência do ponto de vista política”, destacou.
O orador convidado da solenidade, Iberê Teixeira, realizou um resgate histórico sobre os feitos políticos envolvendo Brizola e que influenciaram a história de São Borja envolvendo a importância da Casa Legislativa de São Borja para o desenvolvimento do município. Ao resgatar momentos ao lado do Ex-governador, Iberê destacou um em especial. “Eu perguntei ao Brizola qual era o segredo da vitalidade dele e ele respondeu: você nunca deixe de sonhar, tenha sempre sonhos. Quem não tem sonhos, morre”, relembrou.
O Deputado Estadual Eduardo Loureiro e os Deputados Federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos relembram a importância política e histórica de Brizola para o Estado Gaúcho e para o município de São Borja. Além de destacarem a influência e a inspiração que possuem no Ex-governador do Rio Grande do Sul.