Nesta terça (2), a Câmara de Vereadores realizou a Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down e ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo. Na solenidade, compuseram a mesa, o Vereador Jefferson Olea Homrich (PRD), Presidente da Câmara de Vereadores, a Coordenadora do CAPS 1 - Caio Escobar, Natiele Londero, no ato representando o Poder Executivo e a Secretaria da Saúde, a vereadora Vânia Alves (PP), autora do Requerimento que solicita a Sessão Especial, a Diretora da Associação Grupos de Mães Especiais, Marivane Bidinoto, representando a Vice-Presidente, o Diretor do Centro Acolher, Odierli Matos Pereira e a Palestrante Ângela Trindade, Psicopedagoga e Terapeuta Cognitivo Comportamental.
Participaram da Sessão Especial os vereadores, vereador Élvio Feltrin (PSDB), o vereador Junior (PDT), o vereador José Luiz Machado (PP) e o vereador Roni Martins (PP).
Durante a solenidade, o Presidente da Câmara, Jefferson Homrich, destacou a força que as famílias têm ao receberem um diagnóstico para o filho. “Quando a família recebe um diagnóstico é preciso buscar forças, energias para toda a família e buscar condições de tratar da melhor forma possível, através da união em grupos e em Instituições”, disse.
A vereadora Vânia Alves relatou a importância dessa data que serve para conscientizar a comunidade e as pessoas da importância da inclusão e faz uma reflexão do preconceito que as mães e jovens devem combater. “Para que possamos pensar nas dificuldades que essas mães passam, a dificuldade que passam para ter o remédio adequado para levar seus filhos às consultas e para ter as terapias, agradeço à APAE, que é referência no Rio Grande do Sul. Há cerca de 7 anos, quando iniciamos o Grupo de Mães Especiais havia 10 mães e esse grupo foi aumentando de forças tão significativas e hoje temos 206 mães”, afirmou.
Durante a Sessão Especial foi passado um vídeo sobre a primeira Vereadora com Síndrome de Down
A Psicopedagoga e Terapeuta Cognitivo Ângela Trindade, a palestrante destacou sobre a intervenções terapêuticas e medicamentos, formação acadêmica dos profissionais especializados, acessibilidade desafios da educação inclusiva.
Também prestigiaram a Sessão a Diretora de Habilitação, Renata Dourado representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Claudete da Cruz representando a Direção da Unipampa a Carine Segóbia, Vice - Presidente da Associação de Grupos de Mães Especiais, Daiane Maciel responsáveis pela turma do Curso normal do Cesb, a Professora Solange Arce da Escola Tricentenário. Luana Rolim, da cidade de Santo Ângelo. Além disso, a palestrante Ângela Trindade, Psicopedagoga e Terapeuta Cognitivo Comportamental, dialogou sobre intervenções terapêuticas e medicamentosas, formação acadêmica dos profissionais especializados, acessibilidade, desafios da educação inclusiva.
Estiveram prestigiando a solenidade, a Diretora de Habitação, Renata Dourado, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Claudete da Cruz representando a Direção da Unipampa, a Vice-Presidente da Associação Grupo de Mães Especiais, Carine Segóbia, Daiane Maciel com os alunos do Curso Normal do CESB e a Professora Solange Arce do Tricentenário.